Coletivo

O Encontro de Saberes na UNILAB


Funções

Descrição curta

O coletivo organizado enquanto um projeto de extensão procura promover a inclusão e diálogo dos saberes tradicionais com os saberes científicos e acadêmicos por meio da presença de mestres e mestras da Cultura e dos Saberes do Maciço do Baturité, em especial, e do Ceará, no geral, no contexto das instituições formais de ensino (escolas e universidades) enquanto palestrantes, oficineiros, professores(as) e docentes. O projeto se vincula a rede nacional do projeto Encontro de Saberes, coordenado pelo INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, com sede na Universidade de Brasília.

E-mail: brunogoulart@unilab.edu.br

Descrição

Recentemente, temos visto nas universidades públicas brasileiras o reconhecimento institucional dos mestres e mestras dos saberes tradicionais, por meio do título do Notório Saber, assim como a inclusão desses sujeitos enquanto professores(as), pesquisadores(as) e palestrantes nessas instituições. Esse movimento está relacionado à disseminação dos conceitos de mestres e mestras nas políticas culturais e ao surgimento de projetos e propostas de inclusão epistêmica no ensino superior. Nos finais de 2020 e começo de 2021, a UNILAB se somou a esse grupo de universidades ao promover o evento Os Mestres da Cultura na UNILAB, ao ofertar a disciplina Mestra(e)s da Cultura e o Encontro de Saberes e ao aprovar a resolução que cria o título de Notório Saber em Artes, Ofícios e Cosmologias Tradicionais, voltado para mestres e mestras da região do Maciço do Baturité, do Recôncavo Baiano, do Brasil, assim como os análogos dos mestres e mestras brasileiros nos países lusófonos. Diante desse contexto, o presente coletivo, organizado enquanto um projeto de extensão se soma a esses movimentos ao procurar promover no contexto da UNILAB, assim como escolas públicas próximas à universidade, a inclusão e diálogo dos saberes tradicionais e acadêmicos por meio da presença de mestres e mestras da Cultura e dos Saberes do Maciço do Baturité, do Ceará, do Recôncavo Baiano e do Brasil na UNILAB na condição de palestrantes, oficineiros, docentes e professores(as) convidados em eventos e ações.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Bruno Goulart Machado Silva

Bruno Goulart é professor da UNILAB . Colaborou com a PROEX/UNILAB na criação da política do Notório Saberem Artes, Ofícios e Cosmologias Tradicionais, voltado para os(as) mestres(as) das culturas e dos saberes. Trabalha com temas como cultura popular, políticas culturais e sobre o diálogo entre saberes tradicionais e acadêmicos nas universidades.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem