Coletivo

Noda


Funções

Descrição curta

Noda é uma expressão popular utilizada para descrever uma espécie de mancha vegetal deixada por substâncias que tingem contidas em algumas frutas, flores, raízes, seivas, etc. Estes líquidos, quando entram em contato com a matéria de tecidos e peles são difíceis de serem retirados pois possuem um extrato tintório resistente. Assim, utilizamos dessa referência de uma noda para intitular nosso projeto.
Noda: teatro performativo e experiências dos corpo entre plantas, é um projeto de pesquisa idealizado por Amanda Aristides, Maruska Ribeiro e Marjory Garcia, que vem desenvolvendo em coletivo estudos e práticas aproximando arte, tecnologia e cultura popular, anteriormente no projeto “Noda: Cidades que germinam”, em que realizaram intervenções urbanas e ações performativas, no intuito de dialogar questões sobre memória e resistência nas comunidades a partir dos saberes sobre as plantas.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Maruska Ribeiro

É artista multilíngue, produtora cultural e Iluminadora cênica. Graduanda em Licenciatura e Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; tem formação em audiovisual pelo CCBJ 2021 - 2022; tem formação continuada em teatro e conexões contemporâneas na escola de teatro vila das artes 2019 - 2021. Pesquisa a bufonaria, performance e iluminação cênica. Realizadora do PerFortaleza e do projeto Noda: Cidades que germinam. Ganhou o prêmio de melhor atriz em formação com o espetáculo Ezequiel 37 do 2ª prêmio Ceará em encena - 2015 - 2016.
Participou do curta metragem "Saída para a luz do dia” na função de produção e preparadora de elenco e gaffer (2022) e no curta “Noites em Claro” na função de assistente de direção de arte” (2022) filmes realizado pelo curso extensivo do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).
Preparadora de elenco do filme “Realeza nos Corres” da produtora Princesinha de favela (2022), e preparadora do elenco do Demo Origem curta realizado pela turma do Vila das artes 2021.
Atuou como produtora executiva nos projetos: “(Re) existir na linguagem: por uma escrita de mulheres em evidência” (2021/2022) - “Web documentário “Saraus Periféricos – A revolução através da poesia” (2021); no curta-metragem “Terra de Ninguém” (2019); Produtora e técnica do Teatro Suspenso - 2017 / 2020.
Realiza criação de projeto de iluminação cênica, montagem e iluminação de alguns coletivos de teatro e bandas em Fortaleza. Realizou o projeto de iluminação do desfile de moda “Realeza” da produtora Princesinha de favela (2021).

Foi Coordenadora pedagógica do HUB Cultural - Iluminação em Cena - Criação, designer e tecnologia (2022 - 2023). Participou do projeto A barca do porto iracema das artes ministrando aula de iluminação (2022); Ministrou aula de iluminação para o percurso de teatro do porto iracema das artes (2022); oficina de iluminação circense pela Apace para os circos de Lonas (2021).
Em 2016 participou no Festival do Concreto, acompanhando e produzindo os artistas das Performances Urbanas. Produziu a peça “A Isca” realizando diversas apresentações em espaços de Fortaleza tais como: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) – 2015; Teatro Carlos Câmara – 2014; Projeto IFCE e INCRA (RN/PB/CE) – 2013 e outros. Organizadora juntamente com outros integrantes na Instituição IFCE o evento “Projeto Experimento de 5º” no ano de 2015 e 2016. Produziu o evento “Dez Voltas ao Sol – 2013”, em comemoração aos dez anos do curso de Teatro no IFCE; realizou atividades de Assistente de Gestão Cultural pelo Instituto Anima Cult, para a Elaboração dos Planos Setoriais e Territoriais de Fortaleza.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem