Cineclube
CINIDEP - Cinema Independente e Popular
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física:
Capacidade: 20
Horário de funcionamento: 18h-21h
Email Público: idepsocial@gmail.com
Endereço: Rua 16, 130 , Jereissati I, 61900-230, Maracanaú, CE
Estado: CE
Município:
CEP: 61900-230
Logradouro: Rua 16
Número: 130
Complemento:
Bairro: Jereissati I
Descrição
A ineficiência de políticas públicas de cultura e lazer é sistêmica no estado do Ceará. Dessa forma, a população de Maracanaú não está ilesa e ainda conta com um agravante: somos o município de maior letalidade do país. Cientes da música-manifesto “Comida”, do grupo de rock nacional Titãs, o IDEP Social e o povo maracanauense não quer só comida, “a gente quer comida, diversão e arte”.Com o intuito de promover o Direito à Cultura, assegurado na Seção VI do Estatuto da Juventude, e propulsar mudanças sociais, o Cinema Independente e Popular chega como alternativa diante do cenário de precarização e cerceamento das ideias em nosso Município. Isso se dá pelo fato do IDEP Social acreditar no poder da linguagem audiovisual como potencializadora de espaços de formação e novos turnos de ações.
A iniciativa tem, ainda, como finalidade ser um espaço de acesso àquel@s que, por razões territoriais ou econômicas, são privad@s de usufruir os produtos culturais audiovisuais, concentrados nas capitais de nosso País. Outro objetivo importante do projeto é formar novas audiências, ampliando o olhar e a percepção dess@s nov@s espectador@s sobre os temas propostos pelas obras, bem como promovendo rodas de diálogo.
No entanto, não queremos a sétima arte como foi pensada, em 1911, pelo italiano Riccioto Canudo, que, para consagrar-se enquanto síntese artística, deveria distanciar-se do povo. Pelo contrário, queremos e defendemos um cinema independente e popular que sirva como propulsor da liberdade de expressão e acesso à cultura.
Desse modo, o CinIDEP propõe discussões construtivas e democráticas sobre racismo, intolerância religiosa, democracia, diversidade sexual e de gênero, inclusão, psicoativos e demais questões estruturais na sociedade brasileira, abrangendo, ainda, grandes áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, Artes e Mídia.
O projeto também incentiva a construção e a autoafirmação identitária dos indivíduos - e dos povos -, enquanto cidadãos e cidadãs potentes, por meio do cinema, encorajando a livre expressão d@s participantes, e a mobilização dest@s, para que todas as vozes sejam socialmente ouvidas e atendidas.
Critérios de uso do espaço
Estar aberto/a e defender o livre debate de ideias, respeitando o que preconiza os Direitos Humanos, a Constituição Federal brasileira e não disseminando discurso de ódio.
Galeria





