As informações deste registro é histórico gerado em 03/03/2022 ás 14:33:22.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural - CODAC - SECULT-CE

Missão - Articular agentes e instituições para o desenvolvimento da política cultural com base nas metas do Plano Estadual de Cultura-PEC, conectando e fortalecendo as ações e programas da Secult na efetivação da cidadania cultural.

Foco da atuação - mediação entre demandas sociais e a execução da política cultural do Estado.

Coordenação por Valéria Cordeiro

Telefone Público: (85) 3101-6763

Descrição

Programas

Economia Criativa - responsável pela implantação do espaço Estação Criativa e toda a política voltada para o desenvolvimento da economia criativa do Estado. Também estão ligados a este programa, projetos compartilhadas com outras coordenações, como o Observatório de Políticas Culturais (CCFOR) e o levantamento e análise de indicadores culturais (COFIC).

Articulação Institucional e Políticas Setoriais - este programa responde por ações fundamentais para a execução de política cultural do Estado, do Plano Estadual de Cultura e a articulação do Sistema Nacional de Cultura. Aqui se enquadram os seguintes projetos e ações: articulação e acompanhamento do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), Fóruns Regionais e de Linguagens, Sistemas Municipais de Cultura e Sistemas Setoriais.

Fomento - Ações de incentivo executadas pela CODAC. Estão dentro deste programa, os convênios com o MinC (Birô, Circula, Pontos de Cultura, V Mostra Itinerante de Cinema), as emendas parlamentares, as quais podem ser Estadual, que diz respeito aos Programa de Cooperação Federativa (PCFs), que se aplica a projetos da SECULT CE;, assim como, editais sob a responsabilidade desta coordenação: Incentivo às Artes, Cinema e Vídeo, Cultura e Infância, LGBT e as subvenções sociais.

Ação Cultural - Área responsável pelo execução direta de políticas e ações da Secult. Neste item estão presentes a Gestão de Equipamentos (TJA, TCC, MIS, Sobrado José Lourenço); os Eventos Estruturantes; Cessão de Equipamentos e Mobiliários; Célula de Gestão de Artes Visuais e outros eventos culturais da agenda da Secretaria.

Diversidade e Cidadania Cultural - Programa em processo de implantação desde 2015, o qual estamos avançando com bastante sucesso, particularmente, na área de Acessibilidade. Nesta área, as ações são desenvolvidas por meio de um Grupo de Trabalho criado desde setembro/2016 composto por agentes públicos e da sociedade civil o qual se reúne sistematicamente, seja semanalmente ou mensalmente. Seguindo esta metodologia, o edital LGBT adotou o GT para formulação de sua primeira edição com a participação de agentes da sociedade civil na sua formulação. Atualmente, estamos iniciando o GT do Povos Indígenas. Contudo, essa área precisa da articulação e envolvimento de todas as coordenações por se tratar de um tema transversal.

Comunicação: área responsável pela sistematização de conteúdos; gerenciamento de informações e atendimento interno e externo. Atua como base de governança digital por meio de suporte técnico do Mapa Cultural do Ceará, no que diz respeito ao atendimento ao público, orientações e cadastro de agentes culturais interessados em integrar a plataforma; e na mobilização por meio de mailings e social media para as ações da CODAC e da Secretaria.