As informações deste registro é histórico gerado em 21/08/2024 ás 20:05:39.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Nico da Costa

Nico da Costa é transmasculine, cineasta e artista visual. Formado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, cria narrativas por meio do cinema e da animação. No audiovisual realizou o curta-metragem Pátria (2020) e, também, dirigiu o filme Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor (2021). Ambos vencedores de importantes prêmios do cinema nacional.

Email: nicodacosta033@gmail.com

Telefone Público: (83) 99927-7746

Endereço: Rua Jaime Benévolo 910, José Bonifácio, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60050-081

Logradouro: Rua Jaime Benévolo

Número: 910

Complemento:

Bairro: José Bonifácio

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

Nico da Costa é Transmasculine e cineasta parahybano domiciliado há sete anos no Ceará. Trabalha como roteirista, realizador, animador, montador e storyboard artist. Sua pesquisa se concentra na fabulação a partir da autoficção; na investigação da transgeneridade como corpo transmutador da linguagem cinematográfica e na multilinguagem como abertura criativa para narrativas fantásticas. Tem formação na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, onde realizou o curta-metragem Pátria (2020), exibido em festivais internacionais, nacionais e vencedor de quatro prêmios. Também dirigiu o filme Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor (2021) que estreou na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes e foi vencedor de nove prêmios, dentre estes, o de Melhor Roteiro no 30º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Atualmente investiga a transmutação como estado de corpo-limite que desloca as existências trans para leituras não-humanas e encontros com o imprevisível.

Além dos trabalhos autorais, o cineasta atuou como assistente de direção e storyboard artist nos longas-metragens cearenses, Amores Paraguayos, com direção de Janaína Marques (ainda em finalização) e no longa-metragem O melhor amigo, com direção de Allan Deberton (ainda em finalização). Ademais, Nico é um dos produtores da Transtcholagi, evento pensado e realizado por transmasculines para reunir, enaltecer e compartilhar saberes dessas identidades em Fortaleza.

Prêmios (cinema):

- Melhor Roteiro no 30º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade (SP)
- Prêmio Especial do Júri no Festival Curta Jacarehy (SP)
- Menção Honrosa no IX Lumiar - Festival Interamericano de Cinema Universitário (MG)
- Melhor Direção de Arte no IX Cine Virada - Festival de Cinema Universitário da Bahia (BA)
- Melhor Elenco no IX Cine Virada - Festival de Cinema Universitário da Bahia (BA)
- Melhor Som na Mostra Tropiqueer no 17º Festival Audiovisual Comunicurtas (PB)
- Melhor Criação de Atmosfera no 5º MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário (PE)
- Melhor Fotografia no 16º Festival For Rainbow (CE)
- Prêmio da Crítica no 16º Festival For Rainbow (CE)
- Melhor Filme da 9ª Mostra Corsária, no 27º Festival de Cinema de Vitória;
- Melhor Curta Cearense no 4º Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe (Cinefestival);
- Melhor montagem no MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário (PE);
- Menção Honrosa no 7º Festival Interamericano de Cinema Universitário (Lumiar);

Pátria (2020)
Festivais: Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTIN),em Lisboa; Festival Internacional de Cine Experimental y Vídeo (CODEC), no México; 4ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG); Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Kinoforum) (SP); 27º Festival de Cinema de Vitória (ES); 20ª Goiânia Mostra Curtas (GO); Festival Internacional de Cinema Experimental - Festival Dobra (RJ); Festival de Cine Latinoamericano RABIA (Tríplice Fronteira, 2023), entre outros.

Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor (2021) - apoio do edital Arte Livre da Lei Aldir Blanc
Festivais: 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG); 24º FestCurtasBh - Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (MG); 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Kinoforum) (SP); 29º Festival de Cinema de Vitória; 5ª Mostra Sesc de Cinema; 16º Festival Cinema de Taguatinga (DF); 9º Recifest - Festival da Diversidade Sexual e de Gênero de Recife (PE); 32º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema (CE); entre outros.

Vídeos