Exibição

Trilha do Boaçu - Patrimônio Ambiental e Cultural da Serra da Aratanha, Pacatuba Ceará

Descrição curta

Curta contemplado no III Edital Prêmio Pacatuba Cultural de Auxílio Emergencial 2021.


marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 05/10/2021 a 05/02/2022 às 00:00

Descrição

A trilha do Boaçu é a trilha mais conhecida e visitada da Serra da Aratanha, possui vários aspectos naturais e históricos importantes sobre a serra. Começa subindo pela rua da Praça da Matriz de Pacatuba, passando em frente ao Balneário Bica das Andréas, e seguindo ao lado da porteira do histórico Sítio Boa Vista, que existe desde o século XVIII e fez parte do itinerário da famosa "Expedição das Borboletas", comissão científica de exploração que na época do Império percorreu o Ceará entre 1859 e 1861.
Seguindo a trilha outros pontos históricos se destacam como a Casa da Baronesa, a casa mais antiga da localidade, construída no século XVIII, que pertenceu ao Barão Antônio Costa e Silva e à Baronesa Maria do Carmo Teófilo e Silva, pais do escritor Juvenal Galeno; além dos mirantes, cavernas e todas as formações rochosas, árvores/plantas em geral, e animais que habitam a serra, chegando no lago Boaçu (suas águas alimentam o açude Gavião - que abastece Fortaleza - e as nascentes do Rio Cocó) e Pedra do Perigo, topo mais alto da serra com uma vista incrível de Pacatuba e toda a região. É uma trilha para quem gosta de montanhismo, aventura, e conexão com a Natureza.
Um produto audiovisual dessa trilha contribui para o fortalecimento da importância ambiental e cultural da Serra da Aratanha, uma floresta remanescente de Mata Atlântica, que desde 1998 é uma Área de Proteção Ambiental (APA), e que poucas pessoas sabem (ou esquecem) da sua relevância para o equilíbrio ambiental da região metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Eduarda de Lemos Pinho

artivista. articuladora e produtora cultural, experimentadora de linguagens artísticas, pesquisadora da vida, educadora popular e ambiental, terapeuta integrativa, cinéfila, permacultora, meliponicultora e agroflorestora

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem