Funções

Descrição curta

O Pastoril N. Sra de Fátima foi criado em 22/11/1946 pelo casal Rita e Antonio Costa, no bairro Tirol em Fortaleza. A história do grupo se entrelaça com a vida familiar do casal, pois o grupo já existia há muitos anos e após o casamento é que passaram a contar. Do enlace matrimonial nasceram 14 filhos e destes 7 seguem a tradição e mantem esse legado ancestral vivo. Atualmente, tem a frente a mestra Dylla Costa que traz nos traços performáticos e estéticos do Pastoril, uma contemporaneidade sem perder a essência original.
Esse coletivo promove a inclusão cultural da população idosa, de mulheres, jovens, pessoas negras, com deficiência, LGBTQIAP+ e/ou de baixa renda, combatendo as desigualdades sociais. O grupo Pastoril N. Sra de Fátima; proporciona oficinas e troca de saberes entre as gerações de pastoras atuais e mais antigas; garantindo a continuidade(ver trajetória)

E-mail: dyllacostamarques@gmail.com

Telefone Público: (85) 98686-7650

Endereço: Rua 8 08, Jereissati I, Maracanaú, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 61900-310

Logradouro: Rua 8

Número: 08

Complemento: SETOR A

Bairro: Jereissati I

Descrição

O Pastoril N. Sra de Fátima foi criado em 22 de novembro de 1946 pelo casal Rita e Antonio Costa, no bairro Tirol em fortaleza. A história do grupo se entrelaça com a vida familiar do casal, pois o grupo já existia há muitos anos e após o casamento do casal é que passaram a contar. Do enlace matrimonial nasceram 14 filhos e destes 7 seguem a tradição e mantem esse legado ancestral vivo. Atualmente, tem a frente a mestra Dylla Costa que traz nos traços performáticos e estéticos do Pastoril, uma contemporaneidade sem perder a essência original.
Esse coletivo promove a inclusão cultural da população idosa, de mulheres, jovens, pessoas negras, com deficiência, LGBTQIAP+ e/ou de baixa renda, combatendo as desigualdades sociais. O grupo Pastoril Nossa Senhora de Fátima; proporciona oficinas e troca de saberes entre as gerações de pastoras atuais e mais antigas; e a garantia de continuidade da cultura popular natalina através das formações que os componentes participaram deixando-os aptos a serem agentes multiplicadores desta manifestação popular, os mesmo são formados pela Mestra Dylla( Ver currículo). Após a formação são encaminhados à serem multiplicadores e atuam nas Escolas municipais e Estaduais , nos programas: Mais Educação , Mais Cultura, Artista presente ,grupos como reisado, bumba meu boi , outros pastoris nas Escolas, danças regionais, tudo relacionado a Cultura Popular além de fomentar a criação de outros. RESGATE, FOMENTO, FRUIÇÃO, FORMAÇÃO E TROCA DE SABERES. Esses são os pontos primordiais desse espaço e suas ações estão direcionadas para garantir a TOTAL e PERFEITA execução e principalmente a manutenção do “PASTORIL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA TESOURO VIVO DO CEARÁ ", titulado em 2012, com atividades artísticas ininterruptas desde 1946, onde sua primeira mestra idealizava o sonho de tornar conhecido. Assim, o grupo tem mantem essa carga genética, através da mestra Dylla Costa que se dedica em dá continuidade com grande maestria na condução do grupo e ações aplicadas por ele.
Como forma de manutenção abrimos nosso espaço à comunidade para visitação, pesquisas de alunos, professores e pesquisadores, e sobretudo como forma de captação de recursos, alugamos alguns figurinos, realizamos bazar de roupas e venda dos objetos do resultado das oficinas com materiais reciclados. Venda de cartela de Bingos, de dindim, cocada, tapioca, nos ajudam nas despesas de água, luz, telefone e internet.
Após o falecimento de Dona Rita no ano de 2024, ex brincantes, admiradores e familiares criaram a Associação Cultural Rita Costa, mas devido a falta de apoio financeiro tiveram dificuldade em manter os encargos sociais, aquisição de equipamentos móveis, dentre outras dificuldades. Porém grupo funciona ininterruptamente há 80 anos com muito AMOR e zelo pela cultura popular. Atualmente a Casa é apoio para pequenos empreendedores que aproveitam o material produzido nas oficinas e extraem uma fonte de renda nas feirinhas que funcionam aos sábados com espaço lúdico para as crianças, gastronomia, artesanato, música ao vivo, show de talentos, teatro e dança com crianças e adolescentes da comunidade.

Não há critérios rígidos para a inserção no espaço colaborativo. Somos voluntários e reversamos nos turnos e atividades propostas. Respeitamos a diversidade em todos os aspectos, inclusive a inclusão de pessoas com algumas mobilidades física ou até mesmo intelectual.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Rita Thayslanne Gomes da Costa Marques

Bacharel em Humanidades pela UNILAB, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Professora da Rede Estadual de ensino do Ceará (3ª Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima), brincante do grupo tradicional Pastoril Nossa Senhora de Fátima e Cia de danças populares TXAI.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem