Funções

Descrição curta

Eleito Conselheiro Estadual de Políticas Culturais do Ceará. Ex-Cons. Municipal de Políticas Culturais de Fortaleza, Gestor e Produtor Cultural. Técnico em Logística pela SEDUC e Graduando em Administração pela UFC, iniciou sua trajetória na cultura em 2012, promovendo cineclubes de rua em comunidades. Diretor da produtora cultural Mattos Produções. Possui Selo de Acreditação Técnica para Consultoria e Assessoria em Fomento Cultural, emitido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto Brasileiro de Direitos Culturais.

Dados Pessoais

E-mail Público: onemattos@gmail.com

Telefone Público: (85) 3067-6794

Descrição

Gabriel Mattos é eleito Conselheiro Estadual de Políticas Culturais do Ceará, Ex-Conselheiro Municipal de Políticas Culturais de Fortaleza, Gestor Cultural, Produtor Cultural e Agente Artístico, residente em Fortaleza e com atuação em diversas cidades do estado do Ceará. Técnico em Logística pela SEDUC-CE e Graduando em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui cursos nas áreas de políticas públicas e orçamento público, certificados pelo Instituto Legislativo Brasileiro e pela Escola Nacional de Administração Pública. Atuação com enfoque no monitoramento do orçamento público para cultura e direitos humanos. Possui Selo de Acreditação Técnica para Consultoria e Assessoria em Fomento Cultural, emitido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto Brasileiro de Direitos Culturais.

É uma das lideranças negras nacionais financiado pela Plataforma Alas da Fundação Tide Setubal e Liderança Jovem de Fortaleza, Ganhador do Prêmio Aqui Tem Juventude da Secretaria de Juventude de Fortaleza (2022). Finalista do Prêmio Jovens Visionários da Prudential Seguros do Brasil (2023).

Iniciou sua trajetória no setor cultural há 12 anos (2012), promovendo cineclubes de rua em comunidades da capital cearense. Em 2017 fundou o coletivo cultural Mattos Produções que atua com agenciamento de artistas, produção musical, audiovisual, de eventos e ensino de arte e cultura no estado do Ceará, com foco nas culturas da favela, promovendo a inclusão e a diversidade. Ministra cursos livres relacionados à produção cultural e produção artística.

Gabriel Ferreira Matos, mais conhecido pelo pseudônimo Gabriel Mattos, 24 anos, nasceu na capital cearense, Fortaleza, e desde cedo já apresentava uma personalidade ativa na comunidade em que morava quando criança. Suas atividades nas redes sociais e movimentos ativistas e culturais do Brasil tiveram início em 2012, quando descobre que a Copa do Mundo de 2014 seria realizada em seu país de origem. Ele não sabia que sua vida seria virada de cabeça para baixo até então. Para transportar centenas de milhares de torcedores para o estádio de futebol, uma nova linha ferroviária estava sendo desenvolvida diretamente na comunidade em que morava, o Veículo Leve Sobre Trilhos (trecho Siqueira-Mucuripe). Casas demolidas, famílias inteiras são forçadas a se mudar e até o campo de futebol local das crianças desapareceu logo, logo. Para Gabriel, isso era um pesadelo. Ele inquieto com a situação, desigualdade em sua cidade e as injustiças provocadas pelo Megaevento, decide engajar-se nos movimentos sociais de sua comunidade e no Comitê Popular da Copa, movimento que tinha como missão acompanhar as intervenções urbanas causadas pela Copa do Mundo de 2014 no Brasil e articular agentes, movimentos, entidades envolvidas na luta pelo direito a cidade para evitar a violação de direitos – recorrentes nesse tipo de megaevento – por meio de apoio à organização comunitária, assessoria técnica, manifestações políticas, levantamento de contrainformação e reivindicação de participação social. Ele decidiu não sucumbir à apatia e fez um curso de cinema oferecido na comunidade em que morava. Ele queria mostrar não apenas o fantástico Brasil das promoções da Copa do Mundo, mas também os lados menos atraentes. Em um blog (https://www.comunidadelvc.wordpress.com), ele postou imagens que ele tirou de retroescavadeiras demolindo seu bairro. Após cerca de 2 anos de lutas dos moradores locais se organizando em movimentos e protestando, a linha de trem foi deslocada, reduzindo de 203 para 66 o número de imóveis removidos. Ele acha que a FIFA e o governo brasileiro poderiam ter gastado melhor o dinheiro em educação, saúde e segurança. “A diversão da Copa do Mundo não compensa o sofrimento das famílias” – diz Gabriel.

Também como forma de resistência, Gabriel desenvolveu, juntamente com líderes comunitários da comunidade em que nasceu - Comunidade Lauro Vieira Chaves, localizada no bairro Montese em Fortaleza-CE, um projeto de cinema intitulado “Cine Rua”. Neste projeto, Gabriel montava uma estrutura de cinema nas ruas da comunidade com telão, projetor e equipamentos de som para exibir gratuitamente filmes as crianças da comunidade. Na oportunidade, ele distribuía pipocas, refrigerantes e lanches para o público, itens estes arrecadados de patrocinadores locais. O projeto acontecia sempre na última sexta-feira do mês e durou de 2012 a 2015.

Ainda no contexto das lutas contra as injustiças causadas pela Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Gabriel protagonizou o documentário holandês que viajou o mundo: “Gabriel Verslaat het WK (Gabriel reporta sobre a Copa do Mundo)”, filme dirigido por Els Van Driel, onde através dos olhos de Gabriel, de quatorze anos, temos um vislumbre de outro lado da Copa do Mundo, a quilômetros de distância do que a FIFA gostaria que víssemos. Este filme foi ganhador do prêmio de Melhor documentário no Festival de Filmes Big Eyes em Singapura de 2016, além disso foi apresentado nos festivais internacionais: Primeira aparição no IDFA 2014, Anthropo Child & Youth Film Festival em Slovênia, Anistia International Film Festival em Hong Kong, DMZ Korean International Documentary Film Festival, na Coréia do Sul, Festival Internacional de Cinema de Derechos Buenos Aires na Argentina, Flahertiana Perm na Rússia, One World Prague, Thessaloniki Documentary Film Festival, Centro de Documentário de Moscou, Festival Internacional de Shorts de Mumbai, Festival Internacional de Cinema Infantil TIFF, DOXS! Duisburg (2015) e Bir Duino filmfestival no Quirguistão. Além disso, Gabriel Mattos foi palestrante em diversos encontros organizados pelo Comitê Popular da Copa, em Recife-PE (2012), Rio de Janeiro-RJ (2014) e no Encontro Nacional dos Atingidos pela Copa do Mundo em Belo Horizonte-MG (2014).

Gabriel Mattos não parou por aí. Apesar de não morar mais na comunidade em que nasceu, ele encontrou uma nova paixão e uma nova forma de lutar pelas comunidades menos assistidas. O mundo artístico. Em 2017, ele deu início ao projeto Mattos Produções, uma produtora de artistas e eventos do estado do Ceará. Atuantes na área cultural dos ritmos de comunidades: funk, rap e suas vertentes, eles estão focados em promover a cultura das comunidades carentes do estado e quebrar as barreiras dos preconceitos.

Seu envolvimento com eventos teve início ainda nas festinhas de ensino médio. Contudo, foi em Agosto de 2017 que resolveu profissionalizar seu trabalho de produção. Realizando o primeiro
evento, Matuzzi Fest, na casa de show Paquero Quero no bairro Benfica em Fortaleza, Ceará. Com uma estratégia de marketing, diferenciada para a época, que envolvia: promotores e lista vip digitais, alcançou um público que não esperava, cerca de 500 pessoas.

Entre os locais que já produziu eventos próprios ou prestou serviços para parceiros, estão casas de shows na capital e no interior do Ceará. Em Fortaleza, nas casas de show: Paquero Quero, Complexo Armazém, Boate Lancelot, Classic Hall, Barraca Sorriso do Sol, entre outras. Nas cidades do interior: Ocara, Pacajus, Banabuiú, Apuiarés, Pindoretama, Crateús, Novo Oriente, entre outras.

Entre os artistas e influencers que produz ou já produziu de forma exclusiva ou prestou serviços de produção executiva estão os Influencers: Yarley Ara, Loma de Fortal, Layanne Mundial, Pobretion, Dyego Calixto e Feh Vines; Os Djs: Allexandre Silva, Hélder Gabriel, Ramon Oliveira, Myke, Suell, Vzcoba, Letícia Silva e Walysson Vips; As dançarinas: Tencia, Cailane Silva, Rakel Silva, Amanda França, Luiza Russo e Viviane Passos; Os Mcs: JoãowLucas, Berttinho e VR. As bandas de forró: Guilherme Martins.

Atividades Artísticas e Culturais:
• Conselheiro Municipal de Políticas Culturais de Fortaleza | Biênio 2021/2022

• Atuação em mais de 40 eventos como Produtor do evento ou de artistas | Desde 2017
Obs: Eventos cadastrados no Mapa Cultural do Ceará (link acima).

• Diretor de Produção Executiva, Produção Audiovisual e Mídias Digitais – Mansão Junina | Agosto de 2021
Atividades: Direção de 03 equipes: Produção Executiva, Produção Audiovisual e Mídias Digitais. Gerenciamento das atividades da equipe, desde o planejamento do projeto a entrega do material final, aprovação de conteúdo, planejamento de cronograma de publicações, definição de logística para as gravações, resolução de pendências diárias dentro do set e da ilha de edição, tomadas de decisões para a continuidade do projeto.

• Assistente de Produção – VII Encontro de Cultura Artística e VI Mostra ICA – UFC
Universidade Federal do Ceará | Março de 2021
Atividades: Assistência de produção dos eventos realizados no formato de transmissão ao vivo com diversas atividades de oficinas, rodas de conversa, exposições, lançamento de catálogo e apresentações musicais, de dança e de teatro.

• Proponente e Produtor Executivo – Festival Cultural Digital Favela no Topo – Mattos Produções e Secretaria da Cultura de Fortaleza | Dezembro de 2020
Atividades: Responsável pela gestão do projeto, assegurando que o projeto ficasse dentro do escopo, do custo e do prazo estabelecidos, monitorar os indicadores dos projetos, obter, selecionar e adquirir recursos humanos, financeiros e materiais, coordenar as partes interessadas, gerenciar conflitos, comunicar decisões e resultados, assegurando a aplicação da metodologia de gestão de projetos mais coerente e adequada para o contexto do projeto, comunicação do projeto, fluxo de caixa e prestação de contas.

• Ministração de cursos livres na área de produção cultural | Desde 2020 – Atual
Atividades: Ministração de cursos de produção de eventos, desde a concepção do projeto, perpassando pela entrega do evento e as atividades de pós-produção; cursos relacionados a gestão de carreira artística e assessoria artística.

• Orientador Voluntário – Junior Achievement Ceará | Outubro a Dezembro de 2018
Atividades: Docência de disciplinas eletivas voltadas ao empreendedorismo em escolas públicas de ensino médio e educação profissional em Fortaleza/CE.

• Produtor Cultural – Festival Junino Arraiá dos Arretados | 2016 e 2017

• Expositor na Feira Ceará Faz Ciência - Centro de Eventos do Ceará | 2016

• Expositor na Feira da Junior Achievement Brasil – North Shopping Fortaleza | 2016

No segmento de cultura tradicional popular, Gabriel é produtor cultural do Festival Junino Arraiá dos Arretados tem o objetivo de difundir e fortalecer a cultura dos festivais juninos, fazendo menção aos tradicionais arraiais decorados com bandeiras e balões coloridos e repletos de atividades juninas ao redor de uma fogueira, entre elas a venda de comidas típicas, brincadeiras típicas, danças de quadrilhas e forró, além de muitas outras atividades. As últimas edições do Arraiá dos Arretados, aconteceram em 2016 e 2017 no bairro Jardim América, dentro na Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, sendo aberto a toda comunidade ao redor.

Gabriel também foi Diretor de Produção Executiva, Produção Audiovisual e Mídias Digitais do projeto Mansão Junina que teve sua primeira edição realizada em 2021 com o objetivo de difundir a cultura junina e valorizar os profissionais que estão envolvidos nesse processo. Nossa primeira edição foi composta por Rainhas Juninas e a campeã recebeu uma premiação no valor de R$1.500,00. Todas as participantes tiveram chances de receber prêmios durante a gravação do reality, as dinâmicas envolveram a cultura junina e os temas que a tangenciam.

Outra cultura tradicional popular que o Gabriel atua são os Maracatus cearenses, como produtor executivo em projetos relacionados a valorização desta cultura. Gabriel realizou a produção executiva da Websérie Conte Comigo - Maracatu Cearense que busca dar voz à brincantes do maracatu cearense que guardam na memória, esse balaio diverso e colorido do patrimônio cultural, que é a fortaleza de um povo.

Possui cursos na área de políticas públicas e orçamento público, certificados pelo Instituto Legislativo Brasileiro e pela Escola Nacional de Administração Pública. Atuação com enfoque no monitoramento do orçamento público para cultura e direitos humanos.

Gabriel Mattos é eleito Conselheiro Estadual de Políticas Culturais do Ceará, Ex-Conselheiro Municipal de Políticas Culturais de Fortaleza, Gestor Cultural, Produtor Cultural e Agente Artístico, residente em Fortaleza e com atuação em diversas cidades do estado do Ceará. Técnico em Logística pela SEDUC-CE e Graduando em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui cursos nas áreas de políticas públicas e orçamento público, certificados pelo Instituto Legislativo Brasileiro e pela Escola Nacional de Administração Pública. Atuação com enfoque no monitoramento do orçamento público para cultura e direitos humanos. Possui Selo de Acreditação Técnica para Consultoria e Assessoria em Fomento Cultural, emitido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto Brasileiro de Direitos Culturais.

É uma das lideranças negras nacionais financiado pela Plataforma Alas da Fundação Tide Setubal e Liderança Jovem de Fortaleza, Ganhador do Prêmio Aqui Tem Juventude da Secretaria de Juventude de Fortaleza (2022). Finalista do Prêmio Jovens Visionários da Prudential Seguros do Brasil (2023).

Iniciou sua trajetória no setor cultural há 12 anos (2012), promovendo cineclubes de rua em comunidades da capital cearense. Em 2017 fundou o coletivo cultural Mattos Produções que atua com agenciamento de artistas, produção musical, audiovisual, de eventos e ensino de arte e cultura no estado do Ceará, com foco nas culturas da favela, promovendo a inclusão e a diversidade. Ministra cursos livres relacionados à produção cultural e produção artística.

FONTES:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/feira-comercializa-itens-feitos-por-estudantes-1.1627662

https://www.elsvandriel.nl/Gabriel-reports-on-the-World-Cup

https://br.boell.org/pt-br/2014/05/06/copa-e-direitos-humanos-fortaleza-ceara

https://observatoriosc.org.br/noticia/encontro-dos-atingidos-unifica-pautas-e-da-voz-as-comunidades/

http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/325003/1/Portela_MichelleDaCosta_D.pdf

http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/26343/1/2014_tcc_sdslucas.pdf

https://www.moviesthatmatter.nl/english_index/festival/programma_en/filmprogramma_en/film_en/1854/Mensjesrechten:+Gabriel+verslaat+het+WK

https://www.fundobrasil.org.br/projeto/comite-popular-da-copa-de-fortaleza-ce/

https://comunidadelvc.wordpress.com/

https://youtu.be/7hi4G0jPplA

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem